PRF aposenta ex-diretor Silvinei Vasques, investigado por improbidade

Foto: Alan Santos / Presidência da República

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) concedeu aposentadoria voluntária ao ex-diretor-geral da corporação, Silvinei Vasques. A decisão foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (23/12).

Vasques vai continuar recebendo o mesmo salário que ganhava quando estava no comando da PRF, pois sua aposentadoria é integral, além de continuar recebendo os mesmos reajustes que os agentes receberem.

Silvinei Vasques foi exonerado, na última terça-feira (20/12), pelo presidente Jair Bolsonaro após virar réu por improbidade administrativa no dia 25 de novembro deste ano, após ser acusado de uso indevido do cargo que ocupava.

A decisão foi tomada pelo juiz da 8ª Vara Federal do Rio de Janeiro, José Arthur Diniz Borges. O pedido havia sido feito pelo Ministério Público Federal (MPF) no dia 15 de novembro.

“O requerido participou de eventos públicos oficiais, concedeu entrevista em meio de comunicação, bem como fez publicações em suas redes sociais, na qualidade de diretor-geral da PRF e usando da imagem da instituição, com vontade livre e consciente de promover efetivas manifestações, por vezes veladas e outras ostensivas, de apreço ao atual presidente da República e candidato à reeleição Jair Messias Bolsonaro, com o fim de obter proveito de natureza político-partidária, inequivocamente demonstrado no pedido explícito de voto as vésperas do segundo turno da eleição presidencial”, diz a inicial do MPF.

Silvinei também é investigado pela Polícia Federal por suposta omissão para impedir os bloqueios nas estradas federais após o segundo turno das eleições presidenciais e demora para agir na dissolução das manifestações. A corporação, ainda sob o comando de Silvinei, justificou que as fiscalizações versaram sobre questões técnicas dos veículos, como condições de pneus.

Com a saída de Vasques, quem assumiu a diretoria do órgão foi Marco Territo. Ele era diretor-executivo da PRF e vai dar continuidade ao planejamento e prestação de contas.

<
plugins premium WordPress