Expotchê chega à sua 30ª edição com o melhor da Região Sul do país

Fotos: Divulgação/Expotchê

Vem aí, de 2 a 11 de junho, a 30ª EXPOTCHÊ, maior feira de artigos e cultura gaúcha realizada fora do Rio Grande do Sul. Com o tema “Há 30 anos no coração da gente”, o evento comemora seus 30 anos de realização ininterrupta (só não aconteceu na pandemia), sendo um dos mais tradicionais eventos de Brasília.

A festa será no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, de segunda à sexta, das 14h às 23h; e aos sábados, domingos e feriado, das 11h às 23h. Ao todo, serão mais de 200 expositores, trazendo novidades em iguarias, produtos para o lar, um Festival de Chopp, vinícolas, vestuário (com destaque para os tradicionais produtos em couro e lã, acessórios), calçados, móveis, turismo da região e também uma mega brinquedoteca e fazendinha para as crianças.

Os ingressos custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia entrada) e dão acesso a todos os shows. Todos os dias, na primeira hora, a entrada é franca e quem estiver pilchado, ou seja, vestido a caráter, com a vestimenta gaúcha, também não paga para entrar. Essa é uma forma de dar acesso ao evento, que conta com uma rica programação cultural para toda a população.

A feira, realizada há 30 anos pela Rome Eventos, traz para o brasiliense a experiência de estar mais próximo da cultura e da gastronomia gaúcha, conhecendo vinhos, pães, chocolates, embutidos, queijos e outras delícias da região com o clima mais frio do país.

Em seus dez dias de realização, o evento gera mais de três mil empregos diretos e cinco mil indiretos, com a contratação de mais de 40 empresas locais para a prestação de serviços e ocupação da rede hoteleira.

Além da possibilidade de compra de vários produtos da Região Sul e de outros estados, que são atraídos pela grande visibilidade do evento, o público também poderá prestigiar shows e atrações culturais regionais. Só a agenda de shows conta com 45 apresentações de música e dança, além de um cinema, onde serão exibidos filmes da Mostra Primavera, uma seleção de longas de produção gaúcha, numa variedade enorme de estilos, sempre conectados pelo recorte regional.

O Grupo Tholl e o Nenhum de Nós, que já são uma tradição no evento, estarão presentes este ano de novo, garantindo muita emoção no reencontro com o público fiel da cidade. Outra atração que promete mobilizar muita gente é o show do artista Vitor Kley, que se apresenta pela primeira vez nos palcos da Expotchê. Em resumo, a programação cultural do evento tem apresentações para todas as idades e estilos: circo, cinema, música tradicional, música pop, humorística e as tradicionais danças típicas.

“Queremos marcar esta 30ª edição da Expotchê com muitas novidades para o público fiel que nos acompanha todos os anos e também atrair novos públicos. Por isso, temos uma atenção especial com atrações para crianças e jovens”, conta Rômulo Mendonça, diretor da Rome Eventos, promotora da Expotchê.

Fortalecimento da Agricultura Familiar e do Turismo da região

Com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Governo do Rio Grande do Sul, o público poderá conhecer e adquirir produtos produzidos por empresas da Agroindústria Familiar Gaúcha. Dezoito empreendimentos foram selecionados pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG-RS), que prometem proporcionar ao público uma festa de sabores.

Eles trarão queijos tipo colonial, parmesão e ricota, charque, sucos, doces, geleias com e sem açúcar e gourmets, molhos de tomate e pesto, vinagre, antepastos, caponata, salame tipo italiano, copa defumada, linguiças, banha, biscoitos, cachaças envelhecidas, sucos integrais de uva, laranja, mel de abelha, erva-mate, rapaduras, nozes, vinhos, licores e graspas.

“Na Expotchê, você vai poder comprar alimentos diretamente de produtores da agroindústria familiar gaúcha. Teremos todos estes municípios representados por 18 famílias de agricultores que vão apresentar seus produtos típicos no evento. É a aproximação de quem produz com quem consome, com diversas vantagens: desde a redução dos preços para o consumidor, maior qualidade dos produtos e a oportunidade de conversar com os produtores e conhecer um pouco da sua cultura da região”, afirma Jocimar Rabaioli, coordenador do grupo de empresas, pela FETAG.

Entre os grupos estão: Orgânicos Mariani, Casa do Mel Schwendler, Cachaças Velho Alambique, Agroindústria Kolonie Haus, Laticínio Pipo, Agroindústria Sinuelo, Produtos Lilien, Cachaçaria Harmonie Schnaps, Estrelat, Vinícola Baggio, Erva-Mate Amizade, Colonial Gelinger, Vinícola Vista Gaúcha, Agroindústria Agnolin, Queijaria Somacal e Cachaça Casa Bucco.

“Para nós, da Secretaria de Desenvolvimento Rural, é uma alegria muito grande estarmos presentes na Expotchê. Um evento que há 29 anos leva a cultura e a tradição do RS para o Brasil e o mundo. O Pavilhão da Agricultura Familiar vai apresentar o que de melhor se produz nos mais diversos pontos do nosso Rio Grande”, afirma o secretário de Desenvolvimento Rural do RS, Ronaldo Santini.

A Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul também marca presença em um ilha destinada a oferecer aos visitantes informações sobre os roteiros turísticos da região, com identidade cultural diversa, herdada de povos colonizadores. Afinal, o Rio Grande do Sul é um dos principais destinos turísticos do Sul do Brasil e traz para a Expotchê um grande mosaico das Etnias que formam este destino único e diverso nas quatro estações, com gastronomia, rotas, roteiros e destinos.

Programação

Tradicionalmente, a Expotchê conta com o espaço “Tchê Bier”, dedicado aos amantes da cerveja e do chopp. Um dos locais mais cobiçados do evento terá diariamente apresentações no palco regional, onde o visitante poderá degustar cervejas e chopp, batendo papo e experimentando algumas delícias do Sul, como o tradicional choripan. A novidade, este ano, é a volta da Carreta da Heineken, que fará um Festival de Chopp da marca.

Na Praça do Vinho, o público da Expotchê poderá degustar ainda os vinhos e espumantes especiais de vinícolas gaúchas, dentre elas a Valduga, Garibaldi e Monte Reali. Mais de 100 rótulos estarão à disposição do público para consumo em taças ou em garrafas, a preços especiais, entre eles a linha Moscatel, Vinhos Reserva e Espumantes.

Na “Praça do Pão”, colonos da cidade de Presidente Lucena, sob o comando da chef Regina Schneider, irão preparar as tradicionais cucas, pães artesanais, chimias e geleias. Mais de 50 mil cucas devem ser consumidas durante o evento. Recheadas de morango, banana, abacaxi, coco, uva e na sua forma tradicional, as cucas e pães são assados na hora, propiciando aos visitantes uma experiência única de saborear ainda quentinho esses produtos típicos da região da colônia.

Na “Praça do Chocolate”, uma ilha inteira de chocolates de Gramado será montada, com a tradicional fondue de chocolate com morangos, chocolates em barra, em vários formatos e recheios. Isso tudo sob a chancela de uma das mais tradicionais da região: a Chocolate Gramadense.

Mostra de Filmes

A organização do evento, em parceria com a Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul, através do Instituto Estadual de Cinema do estado, está retomando este ano a exibição de filmes com a apresentação da Mostra “Primavera Gaúcha”.

O projeto tem como proposta celebrar e divulgar a produção audiovisual para novos territórios e públicos. Ao todo, foram 20 filmes selecionados que representam o cinema feito no RS, seja por questões históricas, temáticas, de gênero ou trajetória premiada. Oito desses filmes serão exibidos em um cinema montado na Expotchê, com os seguintes títulos: “O homem que copiava” (2003, dir. Jorge Furtado); “Cidades Fantasmas” (2017, Tyrell Spencer); “Em teu nome” (2010, dir. Paulo Nascimento); “Yonlu” (2017, dir. Hique Montanari); “Antes que o mundo acabe” (2009, dir. Ana Luiza Azevedo); “O cárcere e a rua” (2004, dir. Liliana Sulzbach); “A cidade dos piratas” (2019, dir. Otto Guerra); e “Contos Gauchescos” (2011, dir. Henrique de Freitas Lima e Pedro Zimmermann).

“A intenção é dar visibilidade e oferecer conhecimento sobre elementos da cultura do sul do Brasil, bem como apresentar a multiplicidade da produção cinematográfica do estado. Na seleção dos filmes, também houve a preocupação em destacar a trajetória de diferentes diretores e sua produção geracional, a partir de filmes mais relevantes”, destaca Beatriz Araujo, secretária da Cultura do Rio Grande do Sul.

Atrações infantis

A Expotchê tem um cuidado especial com o público infantil, reservando espaços e atrações dedicadas a ele, como o Grupo Tholl e a Cia Equilibra Performance, que trarão a sua magia para os palcos da Expotchê em apresentações que têm a cultura circense como inspiração.

A Cia.Equilibra vem da união de dois artistas conhecidos mundialmente por trazer uma combinação de culturas e técnicas únicas no mundo do Circo e Flowarts e Dança. Com a originalidade em seus shows e técnicas criadas, a companhia vem sendo convidada por festivais de circo e música, programas de tv e conferências internacionais por mais de 30 países ao longo do mundo.

Além das atrações culturais, dois grandes espaços no evento são dedicados às crianças: uma mega brinquedoteca de infláveis e a “Fazendinha”, espaço onde as crianças terão contato com vários animais.

Em uma parceria com a Fazendinha Azul, uma fazendinha no Park Way que é conhecida por proporcionar uma experiência única de interação com diversos animais e natureza para crianças, incluindo coelhos, pôneis, bezerro, ovelha, cabrito, e muitos outros, a Expotchê promete encantar famílias e crianças de todas as idades em um espaço montado com muito carinho e cuidado para receber crianças de todas as idades.

Um dos destaques será o celeiro, onde as crianças poderão alimentar os animais na mamadeira, incluindo bezerrinhos, ovelhas, cabritos e coelhos. Além disso, os visitantes poderão conhecer mais sobre essas espécies e seus hábitos e até mesmo interagir com elas de perto.

“Muita coisa para o brasiliense aproveitar neste evento. Esperamos que as famílias se divirtam e que possamos seguir divulgando a cultura do Sul do país, tão rica e inspiradora”, finaliza o diretor da Rome Eventos.

SERVIÇO:

O que: 30ª Expotchê

Data: 2 a 11 de junho de 2023

Horário: Segunda a sexta, das 14h às 23h; aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 23h.

Onde: Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade

Entrada: R$ 40,00 a inteira e R$ 20,00 a meia-entrada.

Todos os dias na primeira hora a entrada é franca. Crianças até sete anos, pessoas pilchadas e com carteirinha do CTG não pagam.

Realização: Rome Eventos

Acompanhe: https://www.instagram.com/expotche/

Saiba mais em: https://expotche.com.br/

<
plugins premium WordPress