Projeto de alimentação saudável em escola de Águas Lindas é premiado pela Nestlé

Foto: Divulgação/Seduc

O Projeto Cine Educa Alimentação, desenvolvido no Colégio Estadual Maria do Carmo Lima, em Águas Lindas de Goiás, foi uma das dez iniciativas de escolas públicas vencedoras do Prêmio Crianças Mais Saudáveis, realizado pela Nestlé Brasil.

O projeto consiste em um cineclube criado no ano passado pela professora Camila Beatriz Faria, com o intuito de trabalhar com os alunos de 9° ano do Ensino Fundamental temas voltados à alimentação saudável e políticas públicas.

Nesse contexto, o projeto tem como foco discutir temas como merenda escolar e os desdobramentos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a partir da leitura de textos e exibição de documentários.

Além disso, a professora Camila, que coordena as ações, costuma levar regularmente à escola convidados que atuam na área de alimentação e agricultura, alinhado com os conteúdos do Documento Curricular para Goiás – Ensino Fundamental (DC-GO EF).

Projeto Cine Educa Alimentação

A ideia, segundo a professora, surgiu a partir da necessidade de recomposição da aprendizagem nos conteúdos de Geografia e História, quando foram trabalhados temas como o papel do Estado, a relação urbano e rural, a história do trabalho e a importância de valorizar os trabalhadores da merenda escolar, além de falar da cadeia alimentar.

“Vi o edital em redes sociais e entendi que fazia sentido para nossa ação”, explica.

Diversos benefícios podem ser enumerados por meio da conquista do prêmio. De acordo com Camila, além do reconhecimento do trabalho realizado, será possível realizar benfeitorias importantes com o valor do prêmio.

“Isso vai melhorar o espaço escolar e possibilitar trazer boas metodologias para nossos professores”, diz.

A coordenadora do projeto também ressalta a importância das ações do Governo de Goiás para garantir uma alimentação escolar de boa qualidade para todos os alunos da rede estadual. Segundo ela, essa é uma das ações que contribuem para a permanência dos estudantes na escola.

“Muitos desses alunos enfrentam insegurança alimentar em seus lares”, ressalta.

Camila Beatriz complementa ao deixar uma mensagem aos professores que desejam executar projetos nas escolas da rede. Para ela, o importante é ser fiel aos conteúdos.

“Realizem a recomposição da aprendizagem e, a partir dessas vias, promovam estratégias e metodologias diferentes que possam encantar os estudantes. Tragam protagonismo e os envolvam com o componente curricular e também de forma interdisciplinar”.

A Premiação

O Prêmio Crianças Mais Saudáveis é realizado anualmente. O objetivo é premiar e reconhecer 10 projetos de escolas públicas brasileiras com o valor de R$38 mil em benfeitorias e mentorias para a implantação das iniciativas.

Com este valor, escolas das cinco regiões do Brasil já puderam incentivar práticas alimentares com espaços multifuncionais, usar a tecnologia a favor de brincadeiras culturais, fortalecer o vínculo comunidade-escola com práticas esportivas, reformar refeitórios, produzir projetos a partir de hortas orgânicas e muitas outras ações que contribuíram para desenvolver nos estudantes hábitos alimentares mais saudáveis.

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