Vídeo: Vigilante de hospital público do DF ameaça e agride entregador

Foto: Reprodução

Na noite de quinta-feira (18/4), um vigilante do Hospital de Base de Brasília ameaçou um entregador de comida por aplicativo. As imagens, gravadas pelo motociclista, mostram o segurança puxando a arma e falando para o motociclista sair do estacionamento do hospital público.

No vídeo, o vigilante olha para o entregador, que reclama da abordagem, sem descer da moto. O entregador disse que o homem chutou a moto e que ele precisava “ir para a reciclagem”. O vigilante, então, dá um tapa no motociclista, saca a arma e a aponta para baixo. Em seguida, ele ameaça o entregador e o manda ir embora.  “Bora, senão você vai levar um tiro”, diz o segurança.

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) informou que abordagem aconteceu porque o entregador pilotou a moto pela passagem de pedestres e não atendeu pedidos para que utilizasse a entrada correta. No entanto, afirmou que a conduta excessiva por parte do segurança terceirizado não condiz com o protocolo de atuação do instituto e do hospital (veja a nota completa abaixo).

Já empresa de segurança que presta serviços para o hospital disse, em nota, que afastou o funcionário do trabalho e que abriu uma sindicância. “Nessa sindicância iremos apurar o que aconteceu antes, durante e após o vídeo divulgado, através do sistema de CFTV do hospital de Base e relato das testemunhas que estavam presentes”.

“Embora o vídeo apresente uma ação desproporcional, só poderemos afirmar se houve ou não após conclusão da sindicância, onde ratificamos que caso constatado a nossa empresa tomará as medidas cabíveis seguindo a legislação vigente. A empresa Visan ao longo dos 20 anos de serviço prestado sempre foi reconhecida pela sua excelência na prestação de serviços. Os nossos profissionais passam por diversos treinamentos com foco na segurança preventiva e uso proporcional de uso da força”, informou.

O que diz o IgesDF

“O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) esclarece que, embora o episódio exigisse uma abordagem da vigilância, a conduta excessiva por parte do segurança terceirizado do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) não faz parte do nosso protocolo de atuação. O fato ocorreu na noite de quinta-feira (18), após o motoqueiro entrar no Hospital pilotando sua moto pela passagem de pedestres, ameaçando assim a integridade dos usuários ali presentes e não atender aos reiterados pedidos para que utilizasse a entrada correta, onde é realizada a identificação e registros de acesso necessários.

O IgesDF já tomou todas as medidas para que casos semelhantes não se repitam. Além disso, requisitamos à empresa terceirizada que ofereça medidas educativas para seus colaboradores. Esclarecemos ainda que são exigidos constantemente cursos de reciclagem e treinamento de todos os profissionais que prestam serviços ao Instituto.

Informamos que os principais pontos de acessos de nossas unidades dispõem de vigilantes armados, no intuito de garantir a segurança dos usuários e colaboradores.

O IgesDF reitera ainda que repudia qualquer ato de violência e lamenta o ocorrido.”

Veja o vídeo:

<
plugins premium WordPress