Saidão: 49 detentos não voltam para presídio e DF registra a maior fuga em seis anos

Quarenta e nove detentos do sistema penitenciário do Distrito Federal estavam foragidos desde o último “saidão”, sendo a maior fuga dos últimos seis anos, segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (Seape-DF). O benefício foi concedido na última sexta-feira (19) a 1.979 detentos, que deveriam ter voltado ao presídio na terça-feira (23).

Nesta quinta-feira (25), seis detentos foram encontrados, restando 43 foragidos. Em média, o percentual de fuga não passa de 1% do total de presos liberados. No entanto nesse último “saidão,” a taxa subiu e ficou em 2,4%.

“A saída temporária é prevista pela Portaria nº 06/2021 da Vara de Execuções Penais (VEP-DF) e contempla presos que cumprem pena no regime semiaberto e que têm autorização de trabalho externo ou saídas temporárias. Aquele que não retornar no dia e no horário previstos será considerado foragido e poderá perder o direito ao regime semiaberto. A VEP estabeleceu, por meio da portaria, oito saídas temporárias este ano, totalizando 35 dias”, informou a Seape.

Ao todo, em 2021, a VEP estabeleceu oito saídas temporárias, totalizando 35 dias. A próxima e última do ano ocorre no feriado de Natal, entre 24 e 28 de dezembro.

Qualquer pessoa pode fornecer informações anonimamente sobre os detentos via Whatsapp da Polícia Penal (61 99451-9650), Polícia Civil (61 98626-1197) ou pelos telefones 190 (Polícia Militar) e197 (PCDF).

plugins premium WordPress
Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.