A governadora em exercício Celina Leão anunciou, nesta sexta-feira (12), a ampliação de atendimentos médico-hospitalares para a rede pública de saúde do Distrito Federal por meio do Hospital Universitário de Brasília (HUB), vinculado à Universidade de Brasília (UnB). O compromisso entre Governo do DF (GDF) e Ministério da Saúde foi firmado durante a inauguração da nova Unidade da Criança e Adolescente (UCA) do HUB.
“Nós vamos aumentar as especialidades que são atendidas hoje pelo HUB, através de uma portaria que será publicada em breve pela Secretaria de Saúde. Então, é uma boa notícia para o Distrito Federal: estaremos ampliando a capacidade de atendimentos e nosso contrato com o hospital”, explicou a gestora.
Na ocasião, a governadora lembrou que o GDF já possui um convênio com o HUB ativo, com repasses mensais do Executivo na ordem de R$ 8 milhões. “Estamos fazendo um plano de trabalho para identificar qual será o novo suporte dado pelo HUB à rede pública e quais seriam as especialidades atendidas. Há um estudo da Secretaria de Saúde identificando as maiores demandas”, prosseguiu.
Além da representante do Executivo local, a inauguração da UCA do HUB contou com a presença de autoridades federais e parlamentares. Recém-entregue, o espaço está em operação desde outubro do ano passado e conta com 7 mil m² de área construída, contendo 79 consultórios especializados, 66 leitos de internação e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica, além de laboratórios e salas de multiúso.
Foram investidos mais de R$ 30 milhões na construção do espaço, com recursos do governo federal e emendas parlamentares. As instalações estão localizadas dentro do próprio campus da UnB. O hospital universitário é um dos 40 equipamentos federais geridos pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC).
“Se trata de um investimento sem precedentes na melhoria da qualidade da assistência à saúde das crianças, adolescentes e gestantes aqui do DF”, ressaltou o presidente da Ebserh, Arthur Chioro. “O HUB já presta serviços muito relevantes há décadas, mas com essa unidade a qualidade do atendimento, a possibilidade de tratamento de casos mais complexos e a formação de novos profissionais se eleva de maneira muito importante”, prosseguiu.
Presente na inauguração, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou que a unidade chega para reforçar o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no DF. “Uma unidade para criança e adolescente é sempre um grande desafio para a saúde e para a universidade”, enfatizou. “Nós lançamos um programa para mais acesso a especialistas e os hospitais universitários já cumprem papel fundamental, e avançaram, certamente, ainda mais nesse trabalho, com a formação de residentes, como é da sua história, e também com as linhas de cuidados já praticadas aqui e reforçadas nesse programa”.