DF atinge maior taxa de transmissão da Covid desde março de 2020

Foto: MYKE SENA/MS

Nesta segunda-feira (10), a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) divulgou, em boletim epidemiológico, que a taxa de transmissão da Covid-19 registrou a quinta alta consecutiva e bateu a marca de 2,01. O número aponta que cada 100 infectados contaminam outras 201 pessoas.

Essa foi uma das taxas mais altas já registradas na capital federal. O recorde aconteceu no início da pandemia, em março de 2020, quando o indicador chegou a 2,61. À época, ainda não havia distanciamento social.

Na última terça-feira, a taxa estava em 1,12; na quarta, subiu para 1,27. Na quinta, ficou em 1,45 e na sexta chegou a 1,66, o que indica o crescimento acelerado do contágio.

Hospitalizações

A Secretaria de Saúde do DF já havia dito em entrevista coletiva que espera uma “explosão” de novos casos de Covid-19 nos próximos dias. Porém, não aguarda aumento preocupante de internações e ocupação de leitos de UTI, como foi em março de 2021. De acordo com o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero, isso acontece porque agora a população de Brasília está vacinada.

“Estamos constantemente observando a taxa de internação, isso que conta. Até agora está dentro de uma média esperada. O índice R(t) [que mede a progressão da pandemia] está subindo, mas internação e mortalidade continuam caindo. Isso significa que o efeito vacina está segurando, agora precisamos achar quem ainda não se vacinou, temos 200 mil pessoas que ainda não procuraram os postos”, disse o subsecretário.

 

<
plugins premium WordPress