Na última quinta-feira (24/4), uma passageira de nacionalidade brasileira foi detida após uma tentativa de acessar a cabine de comando de um avião da American Airlines. O voo AA950, operado por um Boeing 787-9 Dreamliner, tinha como destino o Aeroporto Internacional John F. Kennedy, em Nova York, nos Estados Unidos, e havia partido do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.
O incidente, que ganhou repercussão pública nesta segunda-feira (28/4) após a divulgação de vídeos gravados dentro da aeronave, ocorreu em um contexto de atraso na decolagem, o que teria gerado descontentamento entre alguns passageiros. A mulher em questão teria se dirigido à parte dianteira do avião com a intenção de questionar os pilotos sobre o motivo do atraso.
A reação da passageira foi interpretada pela equipe de comissários de bordo como uma tentativa de invasão da cabine. Para impedir o acesso, os comissários a contiveram, levando-a ao chão. As imagens que circulam nas redes sociais mostram o momento em que uma discussão se intensifica, com a passageira proferindo ameaças e xingamentos contra os funcionários da companhia aérea.